Vinte por cento de desconto sobre o valor do tributo. Este é o percentual de desconto no pagamento do IPTU que a Prefeitura Municipal de Castanheira está oferecendo aos contribuintes que consigam fazê-lo em cota única até 16 de setembro.
A outra forma de quitação é em três parcelas mensais, iguais e sucessivas, mas sem desconto, com vencimentos definidos em 16 de setembro, 16 de outubro e 16 de novembro.
O Imposto Predial e Territorial Urbano é cobrado de quem tem um imóvel urbano. Pode ser casa, apartamento, sala comercial ou qualquer outro tipo de propriedade em região urbanizada, com valor variável conforme a avaliação do imóvel.
A Secretaria de Administração e Finanças do município, Sonia Pereira, lembra que todo dinheiro arrecadado com o IPTU fica no município, podendo ser usado, por exemplo, em obras de infraestrutura.
A responsabilidade do pagamento é do proprietário do imóvel. Em alguns casos, o locatário pode fazê-lo, desde que isto esteja previsto no contrato de aluguel.
A vista ou parcelado?
Uma dúvida muito comum sobre o imposto é qual a forma de pagamento é mais vantajosa: à vista ou parcelado.
No caso de Castanheira, a primeira opção oferece a vantagem de um bom desconto, considerando a média nacional dos municípios, com variação de 3% a 10% por cento.
Segundo especialistas, para quem tem dinheiro a dica é quitar à vista, aproveitando o desconto. Até pelo fato de o contribuinte não correr o risco de esquecer o pagamento nos meses seguintes.
No entanto, é importante que se faça as contas, para ver se realmente existe dinheiro para pagar sem se apertar.