Diante do índice de cobertura vacinal no Estado abaixo da meta de 95% recomendada pelo Ministério da Saúde, o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), definiu uma série de ações no programa “Estratégias para o fortalecimento da imunização dos 141 municípios mato-grossenses”. Uma delas, um Curso, sobre o tema, que está sendo desenvolvido desde ontem, quinta-feira, na Escola Superior do órgão, na capital do Estado.
O município de Castanheira se faz representar com Eliane Terezinha Mariano, do PSF Urbano, e Edivane Gonçalves, do PSF Rural.
Avaliando de forma positiva a iniciativa, elas destacam a preocupação das autoridades com a possibilidade do ressurgimento no Estado de doenças que já estavam fora da agenda de preocupações como a poliomielite e o sarampo.
“Ecoa pelo evento o alerta de que não é possível que nossas crianças voltem a ter essas doenças”, observam.
Desde o ano passado o Tribunal de Contas de Mato Grosso vem atuando para solucionar o problema do baixo quadro vacinal, com ações diversas na área de capacitação de gestores e profissionais da saúde que atuam com a vacinação, incluindo temas como biossegurança, eventos adversos e o programa nacional de imunização. A capacitação, em Cuiabá, que se encerra nesta sexta-feira, 30, faz parte desta agenda.