Está em pleno andamento uma obra que simboliza mais um avanço na estrutura de políticas públicas de Castanheira: a construção da nova sede do CRAS — Centro de Referência de Assistência Social. Com investimento de R$ 564.516,73, provenientes do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Familiar e Combate à Fome, liberados pela Caixa Econômica Federal, a nova unidade tem previsão de ser concluída ainda este ano.
A mudança do CRAS do bairro Noga para o bairro Santa Rita é estratégica e reforça o papel dessa região como um verdadeiro polo dos serviços públicos do município. O entorno já concentra importantes instituções sociais e educacionais, como o Centro do Idoso, o Centro de Convivência da Infância e Juventude, a própria Secretaria Municipal de Assistência Social, além da Escola Municipal Castanheira, a Creche Municipal, o PSF Urbano, o Ginásio Municipal de Esportes e a UDR.
A nova sede vai ampliar as condições de atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade social, oferecendo mais conforto, acessibilidade e dignidade para quem busca os serviços da assistência social.
O CRAS é considerado a porta de entrada da Assistência Social em todo o Brasil. É por meio dele que as famílias têm acesso a serviços, programas, benefícios e orientações que visam a superação de dificuldades sociais e a promoção de direitos. Em Castanheira, essa relevância se reafirma com o investimento e a localização estratégica, que facilitará ainda mais o acesso da população.
Para a Secretária Municipal de Assistência Social, Amaziles Eleto (Tuíta), a obra representa mais que um novo prédio:
“O novo CRAS simboliza o compromisso do município em fortalecer a rede de proteção social e garantir que nossas famílias tenham um espaço digno, acolhedor e eficiente para serem atendidas.”